sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Comissão de Moradores



 
 
COMISSÃO DE MORADORES DE PEDROUÇOS EXTINGUIU-SE HÁ 38 ANOS

A PRIMEIRA Acta (nº1) data de 30 de Maio de 1975 e a última, de 25 de Janeiro de 1985.

Apesar de o lugar de Pedrouços, da freguesia de Águas Santas, ser elevado a freguesia, ao contrário de sair reforçada a Comissão de Moradores, os autarcas de então permitiram a sua extinção.

Recorde-se que foi daqui também que partiram abaixo assinados da população a proporem a criação da freguesia.

Este edifício que já foi Escola feminina (das raparigas como lhe chamavam) serviu de sede à dita Comissão, (de 75 a 85) onde se desenvolveram muitas actividades socioculturais e cinema em prol da população, com os “25 de Abril e 1º de Maio a serem comemorados com grande participação e alegre entusiásmo popular; e onde 12 balneários serviam os moradores mais carenciados.

Depois do seu fim, (ainda sobre a orientação comunista) a autarquia instalou um Centro de Convívio para a Terceira Idade, um ponto de encontro onde era servido gratuitamente o pequeno-almoço aos frequentadores.

Devido às obras de reconstrução da casa de Augusto Simões, a Junta de Freguesia (PSD)  mudou-se para a extinta Comissão de Moradores. O Centro de Convívio e o pequeno almoço gratuito acabaram! (!?)

O reclame ou designação do Centro colocado ainda no tempo do primeiro executivo, Comunista, ainda lá está, sem corresponder à verdade.

José Faria
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário