sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

CURRÍCULO DE AUTOR DE ATALHOS






José Luís da Silva Faria, nasceu no lugar de Pedrouços da freguesia de Águas Santas, a 15 de Setembro de 1954, onde frequentou o ensino básico.

Posteriormente e já a exercer uma atividade profissional na Administração Pública, frequentou o ensino noturno, como trabalhador estudante na escola D. Paio Mendes da Maia (1º Ciclo) e Escola Comercial Almeida Martins, onde concluiu o Curso Geral de Administração e Comércio.

A chegada da revolução do 25 de Abril de 1974, e a sua envolvência ativa em alguns movimentos sociais e culturais do associativismo, sobrepuseram-se à continuação dos estudos. Foi coordenador de uma Comissão de Moradores e colaborador do semanário Jornal da Maia na qualidade de repórter e cronista, do qual viria a ser Redator Principal, onde comunicava também através de poesia. Por essa entrega à comunicação. Frequentou e concluiu em 1996 o Curso de Jornalismo do CENJOR, Centro Protocolar de Formação Profissional de Jornalistas.

Paralelamente a esta envolvência social extraprofissional, foi escultor artesão, tendo-se distinguido com o 3º prémio de escultura na Bienal do Rotar Clube da Maia, no Fórum da Maia, e 2º prémio de escultura, “Mestre Albino”, nos Encontros com a Arte em Moreira da Maia.

Na fotografia, obteve o 1º Prémio Nacional de Fotografia, “Gondomar 800 anos” e 2º Prémio “A terra e a história, da Junta de freguesia de Folgosa – Maia.
Nesses primeiros passos de democracia, surge a criação da Junta de Freguesia de Pedrouços, onde foi membro a Assembleia, tendo como redator do Jornal da Maia publicado a 27/11/1986, uma edição especial dedicada a Pedrouços. Na Associação Humanitária, foi membro da assembleia, onde colaborou como repórter fotográfico e redator dos seus primeiros boletins informativos, comunicação onde a sua poesia sempre esteve presente.

                                                                                                    José Faria

Sem comentários:

Enviar um comentário