sábado, 20 de dezembro de 2025

NATALIS SOLIS INVICTI

 

VIVA E RESPEITE

O NATALIS SOLIS INVICTI.

 - FONTE DE VIDA DE TODO O UNIVERSO!

A partir da Cristianização, ou apoderamento, das Festividades Pagãs pela igreja católica, estas ancestrais festividades romanas, conhecidas como a Saturmália de veneração ao Deus Sol (Natalis Solis Invicti),que marcavam o Solstício de Inverno no Hemisfério Norte, de gratidão e veneração ao renascimento diário da luz, foram alteradas e deturpadas convenientemente para favorecer a religião cristã. E como o termo Natal se refere a nascimento (Natalis Solis Invicti) nascimento do sol, o cristianismo deu-lhe outro significado, e ignorando o nascimento do sol, inventaram em sua substituição, o nascimento do menino. 

A partir daí, todas as criatividades associadas à natalidade se foram desenvolvendo, até que a verdade da origem de valores mais nobres ancestrais, como a adoração ao sol, se foram perdendo e se escondendo, ignorando, a favor da invenção manipuladora da igreja que se apropriou da origem histórica do “Natalis Solis Invicti”.
E o povo continua a reboque do mando e das recriações religiosas como qualquer rebanho obediente ao pastor.

José Faria

“O Natal celebra o nascimento de Jesus Cristo, mas sua data (25 de dezembro) foi escolhida pela Igreja Católica no século IV para cristianizar antigas festividades pagas romanas, como a Saturnália e o culto ao Deus Sol ( Natalis Solis Invicti ), que marcavam o solstício de inverno no Hemisfério Norte como símbolo de renovação e renascimento da luz. O termo "Natal" vem do latim natalis (nascimento), e a oficialização dos dados ajudou a consolidar o Cristianismo, dando um novo significado religioso a essas celebrações antigas. 

Raízes Pagãs

·         Solstício de Inverno: Povos antigos celebravam a volta do sol e o renascimento da luz após a noite mais longa do ano.

·         Saturnália: Festa romana em honra ao deus da agricultura, Saturno, que ocorreu em dezembro e incluiu banquetes e troca de presentes.

·         Culto ao Sol Invicto (Mitra): Uma celebração do Deus Sol que se tornou popular em Roma e foi realizada perto do solstício. 

Uma Cristianização

·         Século IV: Com o crescimento do Cristianismo, a Igreja buscou integrar essas festividades populares.

·         Data Fixa: O Papa Júlio I (337-352 dC) é creditado por oficializar o 25 de dezembro como data para o nascimento de Cristo, segundo registros do Cronógrafo de 354 .

·         Significado Novo: A data passou a simbolizar o "Nascimento do Senhor" ( Natale Domini ), o nascimento de Jesus, marcando a vitória da luz espiritual sobre as trevas.”

  • Fonte: - https://es.wikipedia.org/wiki/Sol_Invictus

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

BREVE HISTÓRIA DA ALDEIA DE PEDROUÇOS

 BREVE FRAGMENTO DA HISTÓRIA
DA ALDEIA DE PEDROUÇOS. MAIA

"Paróquia de Santa Maria de Águas Santas
Aldeias de Pedrouços e São Gemil
....................................... Inquirições de D. Afonso III (1258)

Aqui começa a inquirição da aldeia chamada de Pedrouços e dos paroquianos do Mosteiro de Águas Santas. (1)
Mendo Pedrouços, jurado e questionado de quantos casais havia naquela aldeia, disse que dezanove casais e que eram todos do Mosteiro de Águas Santas.
- Interrogado de onde e de que época os tinham, disse que não sabia.
- Quando perguntado se pagavam ali algum foro ao Senhor Rei, disse que não.
- Interrogado se o Senhor Rei tinha ali algum Reguengo, disse que não.
- Interrogado se entrava lá o Mordomo, (2) disse que entrava lá por três queixas, e que sempre foram defendidas até hoje pelo privilégio de Águas Santas sobre todos os outros foros reais.
- E disse que em outro lugar que se chama São Gemil, havia onze casais e que eram todos de Águas Santas e fazem outro foro como o dos referidos casais de Pedrouços.
- Interrogado de onde o Mosteiro tinha obtido aqueles casais, disse que não sabia.
Lourenço Martins, Soeiro Martins, Domingos Anes, Paio Anes, todos disseram e fizeram o referido testemunho, palavra por palavra, cada um por si em segredo como o primeiro.
(traduzido a partir do latim original do Portugaliae Monumenta Historica – Inquisitiones, fl 504)
(1) As aldeias aqui referidas correspondem, grosso modo, à atual freguesia de Pedrouços (desmembrada da de Águas Santas em 1985). No entanto, os atuais limites da freguesia de Pedrouços privilegiam acidentes geográficos modernos que não existiam nos tempos medievais, a norte, a linha ferroviária de cintura e, a sul, a estrada da circunvalação. Os terrenos da aldeia de Pedrouços a sul da estrada da circunvalação transitaram da freguesia de Águas Santas para a de Paranhos, por Decreto Real de 21.11.1895 (Diário do Governo de 25.11.1895).
(2) cobrador de impostos.
Provável Delimitação da Aldeia de Pedrouços (e lugar de São Gemil), da Comenda de Santa Maria de Águas Santas."

A LUA E O SOL DA DOUTRINA SECRETA

Se Jeová é símbolo da Lua Cristo é símbolo do Sol.   O tempo, a noite, o sol, o dia, Que dão vida a toda a terra; Da existência são a ener...