EM SÃO MIGUEL O ANJO

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

A BRUXA HETTY


POR FALAR EM BRUXAS
31/10/2019

A ganancia Insaciável de Hetty Green

Nos finais do século XIX, a mulher mais rica do mundo vivia como a mais miserável.
Em criança, Hetty Robinson aprendeu a ler pelos jornais financeiros que seu pai comprava. Aos 30 anos, herdou um milhão de dólares e, durante os cinquenta anos seguintes, investiu habilmente em ações e outros títulos, elevando a sua fortuna pessoal a perto de 100 milhões de dólares.
A sua astúcia financeira e as suas operações de bolsa, espantaram magnatas e angariaram-lhe o título ignominioso de a Bruxa de Wall Street.
Mas embora fosse um género a multiplicar o seu dinheiro, cada vez mostrava mais aversão em gastá-lo.
Aos 33 anos casou com um milionário, mas obrigou-o a assinar um contrato prévio em que se comprometia a nunca utilizar o dinheiro dela.
Quando ele faliu por especulação na Bolsa, separaram-se e ela embora extraordinariamente rica, educou os dois filhos em condições de pobreza, vivendo em hotéis miseráveis a fim de evitar pagar contribuições.
Para poupar no vestuário e no sabão de lavar a roupa, usava o mesmo vestido preto dia após dia, lavando apenas a fimbria da saia que tocava no solo.
A sua relutância em gastar dinheiro atingiu proporções revoltantes quando o seu filho Ned lesionou um joelho. Levou-o para tratamento a uma instituição de caridade, mas, infelizmente para Ned, o médico reconheceu a sua mãe milionária e exigiu o pagamento. Ela recusou e tratou o filho em casa. Ao fim de dois anos a perna teve de ser-lhe amputada.
Era sovina demais para pagar a renda de um escritório, pelo que conduzia os seus negócios financeiros do Banco em que depositava a sua fortuna, ameaçando retirá-la se os empregados bancários não a deixassem utilizar uma secretária disponível.
Quando, por vezes, se sentia deprimida, sentava-se no chão de mármore do Banco, frente ao cofre e admirava as suas notas e títulos, dos quais conservava os arquivos em bolsas especiais feitas na sua saia de baixo.Por refeição, Hetty, apenas comia uma tigela de farinha de aveia aquecida no radiador ou uma sanduíche de presunto trazida de casa dentro de uma das suas espaçosas algibeiras. A permanente sovinice também contribuiu para a sua morte em 1916, aos 81 anos. Sofrera um acidente vascular ao discutir o preço do leite. O seu filho Ned contratou enfermeiras para cuidarem dela, mas não as deixou vestir as suas fardas com medo que o estado de saúde da mãe piorasse ao aperceber-se de que estava a gastar dinheiro com elas.
Como ironia, Ned, que herdou muita da vasta fortuna da mãe, revelou-se ao longo da sua vida um gastador extravagante. Atirou o dinheiro ao vento com festas deslumbrantes, joias principescas, iates de luxo e até em penicos guarnecidos a diamantes!

Fonte: Selecções do Reader’s Digest – ABC da Mente Humana 


Sem comentários:

Enviar um comentário