EM SÃO MIGUEL O ANJO

quarta-feira, 27 de abril de 2022

PAUSA NO BO CAMIÑO

 


UMA PAUSA IMPORTANTE NO CAMINHO

Depois de muitos quilómetros percorridos, por estradões, carreiros pedregosos, caminhos e vielas, por entre montes e vales, envolvidos na paz do caminho no ceio verde da mãe natureza, a pausa é imprescindível para descarregar pressões, físicas e emocionais, e para recarregar energias, alento e entusiasmo para seguir caminho.
E, o que constatei nos meus quatro caminhos, três a pedalar e um a “calcantes”, e para além de outras pausas menos concorridas e participadas, foi que, já em Espanha, na região de Pontevedra, uma loja de artigos identificativos, de decoração e de recordação do caminho de Santiago, é sempre o local de PAUSA, relaxe e ponto de encontro de peregrinos caminheiros. Independentemente deste ponto de encontro e de pausa do caminho se situar junto a essa loja de artigos do peregrino “BO CAMIÑO”, a verdade é que os peregrinos necessitam mesmo dessa pausa e de respirar fundo, pois a partir daí, tem pela frente uma grande subida.  O “Camiño da Rua” é de elevada inclinação, (Já foi de terra batida, de paralelo e agora alcatroada), obrigando o despertar da respiração ofegante, mostrando cansaço do corpo físico, quando os peregrinos ainda vão a meio da subida.

Se necessário, pare a meio da subida, relaxe, respire fundo e continue feliz, sorridente dando graças pelo caminho. Porque o caminho começa quando nascemos e só termina quando perecemos. Bom caminho.

Estou!? Está! Está tudo bem!
Já estou à porto do “Bo Camiño”!
Há uma longa subida mais além,
Tenho que estar forte e fino.

José Faria

 

Sem comentários:

Enviar um comentário