EM SÃO MIGUEL O ANJO

quinta-feira, 25 de maio de 2023

CAMINHO DE SANTIAGO - GEIRA E ARRIEIROS - 2023

 O MEU CAMINHO DE SANTIAGO - MAIO DE 2023
Caminho da Geira e dos Arrieiros

Em Braga iniciei o.meu caminho,
O da Geira e dos Arrieiros, tão antigo;
Na aventura e descoberta, pareço sozinho,
Tenho na mãe natureza o melhor amigo.
 
Já vivi Caldelas, a paz da população,
Passei tantos montes de paisagens bela;
E vai crescendo em mim a emoção,
Desde que deixei Santiago de Caldelas.
 
Tanta floresta até Terras de Bouro,
Caminho abraçando o Campo Gerês;
E São João do Campo, mais romano que mouro,
Assume o património bem português.
 
Descanso no Gerês, Pousada da Juventude,
Aprontando-me de novo para o caminho;
Que o nascer do dia me dê plenitude,
Estou com todas as vidas andando sozinho.

DEFESA E PROTEÇÃO DO PEREGRINO:
 
A mochila é a segurança,
O conforto, a companhia;
Presa ao corpo não se cansa,
Tão servil no dia a dia.
 
O cansaço e o ardume.
Das bolhas, desse mancar;
São vitórias sem queixume,
Do seu tanto caminhar.
 
Vai na mochila a Vieira,
O bastão leva a cabaça;
P'ra ter sorte na canseira,
E á sua sede dar graça.
 
Não há adversidade,
A natureza é pura e bela;
Só gratidão e felicidade,
Por Santiago de Compostela.
 
Na aventura e na experiência,
Voa o nosso pensamento;
Saber mais sobre a existência
Por muito mais conhecimento.
Às portas da Catedral! 

Continuando...caminhando.

Já da pernoita ganha em Beariz,
Me entrego de novo à jornada;
De paz e aventura, como quem diz...
À gratidão pela vida sagrada.
 
Mais uma igreja e outra ermida,
Já tanta missa por aí foi rezada;
Toda essa entrega já desaparecida,
Só ficaram passos da caminhada.
 
E volta de novo a incerteza,
Onde será o sono esperado;
Em Soutelo tive a grandeza,
No Millenium hotel ser esperado.

Deixei Millenium Hotel, requintado,
Em Soutelo de Montes, de simpatia;
Sigo no caminho de Santiago,
Envolto em florestas de magia.
 
Mantém-se o silêncio na descendência,
Como na memória distante do passado;
Não somos nada mais do que aparência,
Essa é a verdade que em mim trago.
 
Não há noção onde vou dormir,
Toda a dormida está sobrelotada;
Alguém se aprontou para me servir,
Dar descanso ao meu corpo cansado.
 
Chego a Codeseda, tudo confirmado,
Nada mais há onde pernoitar;
No BAR Café da Geira, tão prestado,
Encontraram solução para me acalmar.
 
A solidariedade sempre oferecida,
Logo despertou para me vir buscar;
Para na "A Estrada" me darem guarida,
E no Hotel ROOMS poder pernoitar.
 
GRATIDÃO PEREGRINA 


Sem comentários:

Enviar um comentário