EM SÃO MIGUEL O ANJO

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

LEONARDO COIMBRA

Leonardo Coimbra nasceu há 140 anos.

Num tempo em que os valores culturais e o progresso escolar e educativo /formativo, valiam mais do que passados esses 140 anos. 
Hoje, o consumismo exacerbado em todos os passos da actividade económica, calou e continua a calar a cultura e os valores lançados e projectados para a humanidade, por Leonardo Coimbra, como tantos como ele que nem sabiam nem queriam saber o que é futebol, novelas, atritos e conflitos desviantes do caminho do progresso da humanidade.


Já lá vão 87 anos desde que partiu, e no entanto do tanto que escreveu, continua tão actual e intemporal, pois parece que tudo se desaprendeu. - São ciclos os avanços e retrocessos da humanidade e vive-se esse momento, possivelmente de meio século de retrocesso de sapiência, tempo a vaidade, a ostentação, o poder e o dinheiro por maior valência.


"Leonardo Coimbra, Obras de Leonardo Coimbra, ed. Lello e Irmão, 2 volumes, Porto, 1983 (Vol. I: Criacionismo - Esboço de um Sistema Filosófico; Criacionismo - Síntese Filosófica; A Alegria, a Dor e a Graça; Do Amor e da Morte; A Questão Universitária; A Rússia de Hoje e o Homem de Sempre. Vol. II: Pensamento Criacionista; A Morte; Luta pela Imortalidade; O Pensamento Filosófico de Antero; Problema da Indução; A Razão Experimental; Notas sobre a abstracção científica e o silogismo; Jesus; S. Francisco de Assis; Problema da Educação Nacional; S. Paulo de Teixeira de Pascoaes, O Homem às Mãos com o Destino).
Leonardo Coimbra, Dispersos I - Poesia Portuguesa, Lisboa, 1984.
Leonardo Coimbra, Dispersos II - Filosofia e Ciência, Lisboa, 1987.
Leonardo Coimbra, Dispersos III - Filosofia e Metafísica, Lisboa, 1988.

Sem comentários:

Enviar um comentário