EM SÃO MIGUEL O ANJO

quarta-feira, 3 de abril de 2024

BICIGRINOS NO CAMINHO DE CANTIAGO

MEMÓRIA E DESPERTAR DE DOIS BICIGRINOS
José Faria – Carlos Silva – Caminho Central – maio.2017
 

“BOM CAMINO!”

Bom caminho é a palavra de ordem, de cumprimento, de desejo, de amizade e de salvação, pronunciada em todas as línguas, por tantas e tantos peregrinos e caminhantes de tantos países, nos caminhos de Santiago, tranquilamente em harmonia com a vida.

Já os “bicigrinos”, tem outra dinâmica e movimentos ao fazerem o caminho a pedalar, mas também outros cuidados. Por acaso são sempre mais rápidos nas descidas e caminhos planos, mas nas subidas e por estreitos trilhos e caminhos difíceis, passam a caminhar a pé como os demais, com a bicicleta pela mão ou às costas, quando o caminho é mais difícil, estreito e de piso muito incerto.

A verdade é que cada peregrino (a pé, de bicicleta ou a cavalo), está no seu caminho, observando, meditando, agradecendo, vivendo e sorrindo à vida com gratidão, muitas vezes espiritualmente, entregue aos seus pensamentos. Daí todos os cuidados para os “bicigrinos”, não só para que eles evitem quedas, mas também acidentes ao se cruzarem com os peregrinos a pé.


Por isso, devem reduzir a velocidade e pronunciar a salvação de “BOM CAMINO” em voz alta, mais que uma vez se necessário! antes de se cruzarem com os peregrinos a pé, para que estes se apercebam que se aproximam bicicletas em movimento, tantas vezes em caminhos estreitos e, aí, se necessário, levar a bicicleta pela mão, até encontrem condições de segurança para voltarem a pedalar.

A todas e todos BOM CAMINHO!

José Faria

 

Sem comentários:

Enviar um comentário