EM SÃO MIGUEL O ANJO

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

PEDALADAS AO ALBERGUE DO MOSTEIRO DE VAIRÃO


EXERCÍCIO FÍSICO DE PREPARAÇÃO DO CAMINHO
E PESQUISA DA HISTÓRIA DO ALBERGUE DE VAIRÃO.

As pedaladas, com início em Pedrouços, passaram pelo centro da Maia, em direção à campa do Santo Preto em Gemundo, e daí, ao encontro do caminho de Santiago em Vilar do Pinheiro, seguindo as setas amarelas até ao Mosteiro de Vairão.
 
Para muitos peregrinos, é o excelente e acolhedor local de descanso no fim da primeira etapa do caminho, a partir da Sé do Porto, pelo caminho Central Português, ou da Costa, que se desvia deste em São Pedro de Rates, em direção a Esposende.
Quis mais uma vez (a 4ª vez), fazer o reconhecimento deste percurso e reaver a história do Albergue do Mosteiro de Vairão, contribuindo assim na sua divulgação.
“O Mosteiro de São Salvador de Vairão tem origem ainda no primeiro milénio d.C.
Indica-se no mais antigo documento que o refere, uma escritura do ano 974, que já nesta época o orago do Mosteiro seria São Salvador, para além de Santa Maria Virgem e São Miguel Arcanjo. São Salvador é ainda o padroeiro da freguesia, tendo a Igreja paroquial como orago São Bento.
Ao contrário do que acontecia nos mosteiros e conventos que conhecemos na Idade Contemporânea, era comum a existência destas comunidades religiosas dúplices, com membros de ambos os sexos, particularidade que se desvaneceu com o avançar da Idade Média. Em Vairão, a separação terá ocorrido em meados do século XII, sendo a partir daí uma comunidade monástica exclusivamente feminina.
Fonte: - https://viladoconde.com/mosteiro-de-sao-salvador-de-vairao

 
Mosteiro do Salvador de Vairão era feminino, pertencia à Ordem de São Bento e estava sob jurisdição diocesana. Antes de 974, data da primeira menção documentada, foi fundado, na freguesia do Salvador de Vairão, concelho de Vila do Conde, como comunidade dúplice.
O Albergue de Peregrinos do Mosteiro de Vairão abriu no dia 25 de julho de 2013, dia de Santiago, na sequência dos esforços desenvolvidos por Ana Lobo e Pedro Macedo, casal de peregrinos e hospitaleiros do Caminho de Santiago. Conta desde o início com o apoio incondicional da comunidade local, com destaque para a Autarquia e a Paróquia.
Mosteiro de Vairão, com mais de 1.000 anos de história e uma localização privilegiada, é o espaço ideal para acolher os peregrinos do Caminho de Santiago. A criação do albergue permitiu recuperar instalações e abrir as portas do Mosteiro à comunidade local e internacional, promovendo a sua valorização.

Com a abertura do albergue o Caminho Português de Santiago fica “completo”: na ligação entre o Porto e Santiago de Compostela, percorrida anualmente por cerca de 10.000 peregrinos, a máxima distância entre albergues é agora de 25 km, distância que separa o Porto de Vairão. Esta distância é a considerada “natural” entre os peregrinos.
 
Fonte: - https://mosteirodevairao.blogspot.com/p/quem-somos.html
(Por José Faria)

Sem comentários:

Enviar um comentário