EM SÃO MIGUEL O ANJO

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

OS DOIS POLOS DA FORMAÇÃO HUMANA

 

EDUCAÇÃO EM DOIS POLOS
POLO FAMILIAR – POLO ESCOLAR 

Parece e é uma FORMAÇÃO em dois polos distintos, pois ambos estão interligados e complementados nas funções que cada um promove e desenvolve.
Se verificarmos, continua-se a confundir EDUCAÇÃO com ENSINO.
Saibamos que o ENSINO tem as suas funções ativas direcionadas para ENSINAR, ESCLARECER, FORMAR e promover o desenvolvimento do conhecimento, funções de elevação intelectual e sensorial, no aumento de conhecimento, formação de opinião e de juízos de valor, sobre tudo quanto na vida e nas sociedades se nos apresentam.
Paralelamente e no seu espaço específico, a EDUCAÇÃO, está intimamente ligada à família, a quem cabe ocupar-se do caráter dos seus descendentes, dos seus sentimentos, respeito, emoção, hábitos sociais e humanistas, e de atitudes condizentes com esses hábitos e respeito, para consigo, para com a vida, para com o semelhante e para com a natureza.

Assim sendo, devemos entender, compreender e respeitar, de que pais e mães apenas podem e devem ser agentes auxiliares dos professores, agentes auxiliares do ENSINO, sem nunca descurarem do seu papel e responsabilidade PRIMEIRA (!) de EDUCAR!
 
Se estes dois POLOS funcionassem corretamente e inteligentemente, nomeadamente o POLO DA EDUCAÇÃO, não se constatavam nos dias que correm, tanta violência, deseducação, maldade, desumanidade e até marginalidade, nos recreios das escolas da EDUCAÇÃO.

José Faria

 

Sem comentários:

Enviar um comentário