EM SÃO MIGUEL O ANJO

domingo, 22 de março de 2020

GÉNEROS LITERÁRIOS MAIS O ACRÓSTICO


GÉNEROS LITERÁRIOS
PROSA E VERSO


Os versos obedecem a certa regras, quanto ao número de sílabas, aos acentos, às pausas e à rima. Mas, atualmente, devido ao aparecimento de muita poesia livre ou verso livre, em muitas tertúlias e convívio de poesia, vão-se criando continuamente e por todo lado, “saladas literárias “sem peso, sem medida e sem regras.
E essas composições, que não são poesia, não são prosa, não são conto, não são narrativa, …são “saladas literárias”, mais ou menos longas condimentadas de géneros como, de oratório, dramático, drama, comédia, …mais ou menos ao gosto, saber e conhecimento de quem as cria.

Ex: - Ai, há quantos anos eu parti chorando
Desse meu saudoso, carinhoso lar!...         (Guerra Junqueiro)

Por outro lado, a poesia, porque fundada neles, excita a imaginação, e provoca a sugestão, o sonho:
“Ó mar salgado, quanto do teu sal

São lágrimas de Portugal.”             (Fernando Pessoa)

Os versos, como se referiu, obedecem a certas regras, quanto ao número de sílabas, aos acentos, às pausas e à rima.
O VERSO: é uma palavra ou conjunto de palavras, com um certo número de sílabas e com determinados acentos. (“Horas mortas…Curvada aos pés do Monte” – Florbela Espanca)
Os Elementos do Verso são a sílaba, o acento e a rima.
SÍLABA é gramatical ou métrica.
A métrica, é somente o som apreciado pelo ouvido: PIE-DA-DE
A Gramatical: PI-E-DA-DE
O Acento predominante ou silaba tónica, está normalmente na última palavra do verso.
A RIMA  é a correspondência de sons entre dois ou mais versos.
QUANTO AO NÚMERO DE SÍLABAS DOS VERSOS:
Os mais frequentes são de: cinco, sete, dez e doze sílabas.
Mas também os há de uma sílaba: “de homem – só – tende – dó.
Duas sílabas: Tormento – e eco – de lágrimas – tombando.
(Casimiro de Abreu)
De três sílabas: - “Nem palavras – Nem cinzéis – Nem acordes – Nem pincéis.” (António Gedeão)
Quatro sílabas – seis sílabas – oito sílabas – nove silabas –
Os de Dez Sílabas – são “heroicos”, porque são usados nos nossos poemas heroicos. Têm acentos na 6ª e 10ª ou, sendo sáficos, na 4ª, 8ª e 10ª.
Exemplo: “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce,
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse, já não separasse”. – F. Pessoa
Também os há de 11 sílabas: “Nas terras soberbas da grande cidade” (S. Passos)
E de DOZE SÍLABAS: - Alexandrinos: Têm os acentos na 6ª e na 12ª.
Exemplo: Aquela cujo amor me causa alguma pena
Põe o chapéu ao lado, abre o cabelo à banda, (Cesário Verde)
TIPO DE VERSOS RIMADOS

EMPARELHADOS: Os que rimam dois a dois, ou três a três consecutivamente. aa, aaa
CRUZADOS: Os que rimam alternadamente: ab, ab, ab, ab
INTERPOLADOS: abc, abc.
ENCADEADOS: aqueles cuja última palavra rima com o meio do seguinte.
ESTÃNCIAS: grupo de versos que formam, geralmente, sentido completo.
São regulares, irregulares, pares e ímpares:
Parelha se consta de dois versos.
Terceto se consta de três versos.
Quadra se consta de quatro versos.
Quintilha se consta de cinco.
Sextilha se consta de seis.
Oitava se consta de oito.
Décima se consta de dez versos.
Género literário das composições poéticas:
ÉPICO – LÍRICO – DRAMÁTICO – DIDÁTICO – PASTORIL
Épico = ação. Lírico = todos quantos exprimam sentimento.
Dramático = ação da vida humana, conflito, desenlace…
Didático - o poeta com o fim de instruir, expõe as suas ideias.
Pastoril: descreve cenas agradáveis do campo.
Narrativa – romance, novela, conto.
Canção: - Composição de pensamento uno, repetido por vezes, em cada estrofe ou estância. Termina com uma conclusão ou epílogo – fecho da canção.
SONETO: - composição de catorze versos, dispostos em duas quadras e dois tercetos. A tradição clássica exige que o último verso do soneto seja uma “chave de ouro”
O soneto clássico é um verso decassílabo.
Embora nunca houvesse regras fixas quanto à rima, pode indicar-se como mais geral a seguinte:
Nas quadras, o 1º verso rima com o 4º 5º e 8º;
O 2º com o 3º, 6º e 7º;
Nos tercetos, o 1º verso rima com o 3º e 5º
O 2º com o 4º e 6º;

OU
O 1º com 4º
O 2º com o5
E o 3º com o 6º.
 A ELEGIA, é uma composição inspirada por acontecimento triste.



Já o Acróstico, é um gênero de composição geralmente poética, que consiste em formar uma palavra vertical com as letras iniciais ou finais de cada verso, gerando um nome próprio ou uma sequência significativa.
Como exemplo, escolhi esta frase que escrevi na vertical, para criar uma composição poética de mensagem aos operários: 

EXISTIR SOMENTE E NADA MAIS…


Enquanto o passo é incerto,
Xisto e aço, vida dura,
Importa o rosto que sua,
Sem pensamento liberto,
Tempo longo, sempre perto,
Incómoda sina, leitura,
Resiste e é ditadura.

Social, jogo encoberto,
Onde a cruz sem céu aberto,
Maior dor e a morte dura
Em vida sem luz, escura
Não se existe, se perdura
Tanta incerteza por perto,
E vampiro em cheia lua;

Envolvem-nos em amargura.

Nem que o osso mal coberto,
Ande em chaga, esquelético,
Ditará sempre a luxúria,
Azar, dor e desventura.

Mais não é do que tormento,
A prender o sofrimento;
Insultam humana harmonia.
Sofre quem riqueza cria,

Os acrósticos já existiam na antiguidade com escritores gregos e latinos, e na Idade Média com os monges. Foi um gênero muito utilizado no período barroco, durante os séculos XVI e XVII, e ainda hoje é muito utilizado por pessoas de várias faixas etárias, classes sociais e culturas diferentes.
A palavra ACRÓSTICO originou-se da palavra grega Ákros (extremo) e stikhon (linha ou verso), onde o prefixo indica extremidade, apontando a principal característica desse tipo de composição poética: as letras de uma das extremidades de cada verso vão formando uma palavra vertical. Mas as letras podem também aparecer no meio do verso.
José Faria


Sem comentários:

Enviar um comentário