EM SÃO MIGUEL O ANJO

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

O BRASÃO DA QUINTA DE PAREDES

A VELHA QUINTA DE PAREDES E O SEU BRASÃO

Sempre me fascinam as grandes quintas acasteladas e brasonadas que encontro nas minhas pedaladas.

Grande parte deste património histórico foi entregue ao decorrer do tempo sem ninguém, o que me desperta ainda mais a imaginação sobre as vidas ali vividas, a história de famílias monárquicas, esclavagistas ou feudais poderosas e senhoriais das terras trabalhadas, suadas e sangradas, pela plebe.
De entre as várias fazendas deste tipo acastelado e brasonado, porta de entrada de grandes terrenos de cultivo e pastagem, que vi no caminho entre a Maia e Vila do Conde, despertou-me o brasão da entrada da Quinta de Paredes, na rua do Património, em São Pedro de Avioso, em direção a Guilhabreu, com uma capela e cruzeiro defronte, do outro lado da rua.
Com datas de 1616 e 1736, de características “acasteladas”, sobressai sobre a entrada principal o brasão em granito que se encontra amparado por duas robustas volutas que rematam, em altura, aquela 
entrada.
O escudo redondo, de bico insinuado e de bordo superior em arco de cinco estrelas de cinco raios.
Sem entrar em pormenores sobre o que há de registo escrito na história desta e de outras quintas, apraz-me descobrir, conhecer, fotografar e divulgar este património histórico que me leva a recuar no tempo e a imaginar estórias da história e das vidas ali vividas.
José Faria✍️📖🤔🧙‍♂️
Fonte: - https://www.cm-maia.pt/cmmaia/uploads/document/file/1717/REVISTA_MAIA_2_-2__ISSN_2183-8437.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário