EM SÃO MIGUEL O ANJO

sábado, 8 de agosto de 2020

EM SÃO PEDRO DE AVIOSO

 POR TERRAS DE SÃO PEDRO DE AVIOSO

Das minhas pedaladas cicloturísticas por terras da Maia, fui à procura de histórias religiosas e da identidade da igreja de São Pedro de Avioso, sobretudo sobre as origens e razões da sua construção. 
Pois, é também com base nesses elementos, quando os há, que encontro “dicas” que me possam levar a criar uma lenda local, já que a maioria das lendas quase sempre, tem por base crenças e motivos religiosos.
Mas pouco ou nada consegui, para além do puxado e saboroso passeio, o do prazer de contemplar paisagens agrícolas e montados.
Num largo arborizado e bem arejado com uma agradável envolvência espaçosa, a igreja emerge entre um denso milhal verde mostrando já o seu fruto de castanhos bigodes caídos sobre o seu revestimento. Frente a toda esta religiosa imponência, três cruzeiros mantêm-se atentos e vigilantes de olhares sobre a torre sineira e o bater das horas certas.
De características que remontam aos séculos XIX e XX, esta igreja matriz de São Pedro de Avioso, conforme consta em lápide de granito na frontaria, foi “edificada a expensas de António Ferreira Praça, sua esposa e paroquianos em 1909”.
Também a homenagem ao Padre José Alves Pereira do Couto, sobre um pedestal, abrilhanta e enriquece este património religioso maiato.
Continuando envolvido em paisagens agrícolas, entre bouças e campos de milhos, levou-me a ORBEA até terras de Guilhabreu, e nova visita, idêntica e com o mesmo propósito.

Sem comentários:

Enviar um comentário