segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

A FORÇA DO PEREGRINO ESTÁ EM CALDELAS

 

PRIMEIRA PARAGEM É FORÇA DOS PEREGRINOS

QUE DESPERTA NO ALBERGUE DE CALDELAS. 

Caríssimo e bom meu amigo, de todos os peregrinos e do progresso da terra e do povo de Caldelas, José Manuel Almeida.

Há sementes criadas na existência do caminho de cada um e no caminho de todos, que fermentam mais tarde ou mais cedo, produzindo flor e fruto, humano, social e cultural, como em mim frutificou o caminho da Geira e dos Arrieiros, onde o bom cidadão José Manuel Almeida, foi o anjo a alertar-me para a beleza da paisagem, virgem e humanizada; para a riqueza histórica monumental e em ruinas dos tempos ancestrais, celtas e romanos, como terá sido para centenas de peregrinos que passaram por Caldelas.

Foi meu guia sem sair de Caldelas, que me dotou dos cuidados a ter, da aplicação Wikiloc que deveria instalar para me orientar e que me indicou todo o caminho que caminhei só, e não deixou que me perdesse;  assim como dos contactos que me indicou, onde pernoitar em  pensões por falta de albergues no caminho.


Por cá, na minha terra da Maia e em toda a cidade do Porto e concelhos limítrofes, realizam-se continuamente convívio culturais de tertúlias de poesia, onde a literatura, na sua comunicação em mensagem através da poesia, são uma constante.

Já os amantes e respeitadores do caminho da Geira e dos Arrieiros, realizaram um almoço convívio em Caldelas, e são tantos que nos transmitem as suas odisseias do caminho através da poesia.


Tendo em conta todas as condições já realizadas e conseguidas para segurança dos peregrinos do Caminho da Geira e dos Arrieiros, um novo encontro, de almoço ou de jantar, de um dia ou de um fim de semana, complementado com outros eventos relacionados com este caminho no seio da natureza, a abraçar o Gerês e a história ancestral de celtas romanos e outros povos, poderia ser e deve ser, o maior evento cultural e histórico dos peregrinos e do povo de Caldelas, a primeira paragem, o primeiro descanso e do primeiro albergue a ser criado para os peregrinos com destino ao túmulo do Apóstolo na Catedral de Santiago de Compostela.


O evento, almoço, jantar ou de fim-de-semana, com mais iniciativas a incluir no programa, deveria ser abrilhantado com a descrição de momentos vividos no caminho pelos peregrinos. Mas, que essa descrição, DECLAMAÇÃO!,  fosse somente transmitida em poesia ou canto, com a inclusão de canções sobre o caminho, incluído a de, “LOS AMIGOS!” a ser motivada a ser cantada por todos, no inicio e no fim de um grande encontro cultural e histórico sobre o Caminho da Geira e dos Arrieiros em Caldelas.


E porque não incluir este grande encontro PEREGRINO CULTURAL, no programa das Grandes Festas de Caldelas!?

O MEU ABRAÇO AO POVO DE CALDELAS A PARTIR DAS MAIA

José Faria

Sem comentários:

Enviar um comentário

A FORÇA DO PEREGRINO ESTÁ EM CALDELAS

  PRIMEIRA PARAGEM É FORÇA DOS PEREGRINOS QUE DESPERTA NO ALBERGUE DE CALDELAS.   Caríssimo e bom meu amigo, de todos os peregrinos e do...