segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

ATÉ JÁ SANTIAGO, VOU AO FIM DO MUNDO

 

O FIM OU INÍCIO DO CAMINHO
ATÉ AO MAR DO FIM DO MUNDO

O caminho pela rota jacobina singular com destino ao “fim do mundo, tem início junto à Catedral de Santiago de Compostela e termina junto ao mar Atlântico. Uma caminhada a pé de cerca de 150 km que pode ser feita durante 5 ou 6 dias, numa média de 25/30 km por dia.

Repleto de história, natureza, monumentos de tempos ancestrais, este caminho celta e romano, inicia-se com um “até já” a Santiago, pois todos os caminho terminam junto da Catedral e este, continua o caminho para Finisterra e Muxia, para no “Fim do Mundo”, se libertar de tudo quanto é negativo.

É aí, onde a terra acaba e o mar começa, que antes do cristianismo, os povos pré-romanos acreditavam que o Cabo de Fisterra era o lugar onde a terra terminava e as almas ascendiam ao céu, por isso um local de culto, onde, para se ascender ao céu, teriam que se purificar com orações ao sol. O nome Finisterra é a consequência linguística daquilo a que os romanos chamavam de “Finis Terrae” (fim da terra).

Entre as várias lendas que envolvem a história da chegada de Santiago a Compostela, a de Muxia conta que a Virgem Maria terá chegado aí num barco de pedra para o apóstolo Santiago, na sua evangelização, por isso o Santuário da Virgem da Barca está situado nas rochas míticas, associadas a feridas milagrosas.

Os peregrinos partem junto à Catedral com um “até já Santiago, eu já volto”, fazendo-se à estrada em direção à ponte medieval de Ponte de Maceira, seguindo para Negreira onde opta por se dirigir a Fisterra ou a Muxia. São cerca de 90 km até Fisterra e aproximadamente 120 km incluindo Muxia.

É com este caminho singular de continuação depois da chegada a Santiago de Compostela, e de visitarem o Túmulo do Apóstolo, que os peregrino que seguem para o “Fim do Mundo”, podem dizer “Vamos mais longe!”, o que significa Ultreia.

Desde tempos ancestrais, que muito peregrinos se livram da roupa que usaram no caminho e vestem outra, nova ou lavada, e tomam banho nas águas do Atlântico, com o propósito de se purificarem, de se livrarem de maus pensamentos e das coisas negativas, simbolizando o fim do caminho, o fim da sua jornada até aquele momento, para, fazendo jus à história ou lenda de ascensão ao céu, iniciarem uma nova vida…limpa.

Quem me dera chegar ao fim do mundo,
Antes de o mundo findar para mim;
Que o caminho desta vida tem no fundo,
O
percurso de existência com o seu fim.
José Faria

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

A FORÇA DO PEREGRINO ESTÁ EM CALDELAS

  PRIMEIRA PARAGEM É FORÇA DOS PEREGRINOS QUE DESPERTA NO ALBERGUE DE CALDELAS.   Caríssimo e bom meu amigo, de todos os peregrinos e do...