EM SÃO MIGUEL O ANJO

domingo, 14 de novembro de 2021

TORTULHO OU COGUMELO

 O TORTULHO E OS COGUMELOS VIZINHOS

Um novo passeio atento ao pousio da terra e hibernação florestal no outono, mas sempre desperta a natureza brotando cheia de vida, dediquei-me atento e procurando fungos e cogumelos por entre a natureza de folhagem morta. O humo que toda esta ramagem, musgagem e folhagem morta produz envolta em humidade, é o néctar de vida de novas vidas, para os fungos, bolores, cogumelos e flores autotenes.
Quem me despertou esta atenção e cuidado, que me levou a procurar mais e a fotografar, foi o belo tortulho. De nome cientifíco Acrolepiota procera, ou Lepiota procera. Também conhecido por "agasalho" e "tortulho", enquanto o maior dos cogumelos comestíveis.
Apresenta um pé alto cilíndrico e próximo do chapéu apresenta um anel bem destacado.
O chapéu é largo com cerca de 30 cm de diâmetro, enquanto o pé atinge com frequência os 40 cm. Todo ele é de uma cor castanha suave, apresentando o chapéu umas protuberâncias de uma cor ligeiramente mais escura.

Aparece a partir dos fins do verão prolongando-se até ao outono desde o Alentejo a Trás-os-Montes quer junto de giestas e tojo, quer no meio das vinhas e soutos.
Assim dediquei-me a fotografar todos os que por aqui encontrei na encosta do pequeno souto da Casa do Alto em Pedrouços – Maia, e que aqui divulgo todos quantos fotografei.
Respeitemos a natureza a todo o momento, que ela nos contempla por todo o tempo. José Faria

🤲🍁✍📚☘️🌱🍂🍁🍄

Sem comentários:

Enviar um comentário