EM SÃO MIGUEL O ANJO

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

SÃO MAMEDE DA ERMIDA

 


FRAGMENTOS DA HISTÓRIA DE
SÃO MAMEDE DA ERMIDA
 
Século XVI
No livro do Tombo da Baliagem de Leça, em 1566, São Mamede de Infesta possuía os seguintes lugares: Aldeia de Baixo, Ermida, Outeiro, Carril Branco, Laranjeira, Casal da Igreja, Casal das Devesa. Eirado, Moalde, Casal do Meio e Casal da Poupa. Em 1643, já se chamava São Mamede da Ermida e era constituída pelos seguintes lugares: Eirado, Corujeira, Ermida, Laranjeira, Aldeia da Igreja, Telheiro, Carril Branco, Tronco, Moalde, Casal da Poupa, Asprela, Arroteia, Casal de Baixo, Deveza, Outeiro, Alagoa, Cidreira e Cavada. A importância do Couto de Leça no início do século XVI justifica mesmo que, em 4 de Junho de 1519, o rei D. Manuel lhe atribua uma carta de foral, indo mais longe, no primeiro quartel deste século. Leça é constituída em município, para fins administrativos, com julgado próprio e com três freguesias - Leça, Custóias e São Mamede. Cada uma das freguesias elegia dois vereadores e os seis elegiam outro, que servia como juiz ordinário do julgado.
1643

No Site “POR TERRAS DE PORTUGAL, encontrei esta informação e mais ainda, como a divulgação sobre as “guerras liberais” e os confrontos que se verificaram em São Mamede Infesta.  – “Após o desembarque das tropas de D. Pedro, em 8 de Julho de 1832, a cidade do Porto foi ocupada sem grandes confrontos no dia 9. Depois, as tropas miguelistas cercaram a cidade de 1832 a 1833, tendo o rei D. Miguel utilizado a casa da Quinta da Pedra para sua residência. Em São Mamede de Infesta estava um grande e forte dispositivo de combate.”
Foi o facto de observar e fotografar a capela da Ermida, e belas vivendas antiquíssimas nas proximidades, que me levou a este apontamento que intitulei de “Fragmentos da História de São Mamede da Ermida.
 
Também no Site de Porto e Norte, encontra referências à Capela da Ermida, antiga igreja der São Mamede da Ermida.
 
“O lugar da “Ermida” aparece referenciado em 1566, localizado junto da “Estrada Velha” de origem romana, que ligava o Porto a Braga.


  Esta via, que durante séculos foi a principal estrada      da região, era lugar de passagem dos peregrinos para   Santiago de Compostela. Integrada, desde o século XII, no território do Couto de Leça, a jurisdição pertenceu, até 1835, ao Balio do Mosteiro de Leça.
Em 1643, referenciada como igreja matriz da paróquia de S. Mamede da Ermida, apresenta uma construção com “a sua galilé à porta e sino”, estatuto que manteve até 1735, altura em que foi construída uma nova igreja paroquial.
Após diversas obras de reconstrução no século XVIII e XIX, foi acrescentada a torre sineira lateral, nos inícios do século XX.
 

- Por José Faria

Sem comentários:

Enviar um comentário