EM SÃO MIGUEL O ANJO

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

OS NOMES DE SÃO MAMEDE


 

AS ALTERAÇÕES NA TOPONÍMIA DE 
SÃO MAMEDE DE INFESTA
AO LONGO DA HISTÓRIA

Sti Mamede de Tressores – São Mamede de Cerçores – São Mamede de Moalde – São Mamede de Leça e São Mamede da Ermida.

Se recuarmos ao tempo em que as terras da Maia se estendiam entre o Douro e o vale do Ave, encontramos todas essas alterações com que o nome de São Mamede de Infesta se “batizou”.


Pois ainda no século XII, do Bolonhês (D. Afonso III), a Maia englobava noventa e quatro (94) Vilas romanizadas que ao longo doa anos se foram transformando em aldeias e paróquias, lugares e povoações, e todas elas numa fase em que a evolução sociocultural mais se fez sentir, passaram a contar com um oficial municipal e um juiz para decidir as causas em primeira instância.

Assim, as paróquias que eram a base de toda a nossa divisão administrativa, segundo o Padre Miguel de Oliveira, investigador de renome, esse desenvolvimento começou a verificar-se nos séculos VI e VII, o que contribuiu para um notável impulso já no século XIII, altura em que já se consideravam freguesias.

Logicamente que havia uma certa correlação entre as áreas das terras medievais e as dos governos eclesiásticos, sendo a maioria pertencente ao arcediagado da Maia.

Os seus nomes foram-se alterando ao longo dos séculos, e assim, tal como aconteceu em muitos outros lugares, paróquias, aldeias ou povoados, (cuja lista aqui divulgo por fotografia), achei interessante trazer de novo a público os registos que nos deixou Álvaro Aurélio do Céu Oliveira, no seu livro “Temas Maiatos – Desmembramento do Concelho. Tema – 9”.

 Porque São Mamede de Infesta, então pertencente às Terras da Maia, ou melhor dizendo, ao Arcediagado e Comarca Eclesiástica da Maia, (área 67 no mapa), relembro os nomes por que passou aquela que é hoje a bonita cidade de São Mamede de Infesta do concelho de Matosinhos, como outras freguesias são, mas que já foram das terras da Maia.

José Faria

 

Sem comentários:

Enviar um comentário