EM SÃO MIGUEL O ANJO

sexta-feira, 1 de março de 2024

A MALDIÇÃO DO MARQUÊS - Tiago Rebelo

 A MALDIÇÃO DO MARQUÊS
                            E O TERRAMOTO DE LISBOA

De Tiago Rebelo

Muito interessante, cultural e informativa, é a caminhada ao passado; caminhar por entre as ruínas de uma Lisboa destroçada e destruída quase por completo, pelo sismo de 1755.


Ver, ouvir e acompanhar, testemunhar sem ser visto, todo um emaranhado de conflitos entre os poderes instalados, as armadilhas criadas e acusações infundadas contra nobres que incomodavam o poder de um tal ministro lacaio de D. José, que eliminava tudo e todos que dele não gostassem.

Embora já proibidas as torturas da Santa Sé, as mesmas eram utilizadas na praça pública, à martelada e queimados na fogueira por ordens do ministro Sebastião José de Carvalho e Melo, que assim se via livre de opositores, servindo de exemplo a quem não lhe obedecesse.

Pena foi ter morrido de velhice e doença, e não ter o mesmo fim de grande sofrimento e morte, como a que infligiu na praça pública a tantos nobres, filhos e criados, que dele não gostava.

Uma obra de Tiago Rebelo que me fascinou e me levou a recordar a história da tortura da Santa Inquisição, mas também, dos iguais modos de castigo levados a efeito por muitos reinados de Portugal.

José Faria

Sem comentários:

Enviar um comentário