EM SÃO MIGUEL O ANJO

segunda-feira, 11 de março de 2024

O professor, o filósofo, o ateísmo e o deísmo.

 

“O CULTO DA INCOMPETÊNCIA”

Duas páginas para reflexão! Pag. 156/157

O professor, o filósofo, o ateísmo e o deísmo.

-“É principalmente o professor, mais ainda que o filósofo, que tem mais interesse sociocultural, de animadversão e animosidade; quem acredita que tudo quanto o padre ensina, é uma invenção pura de opressores engenhosos, que querem refrear e aprisionar o povo para fundarem e manterem um dominado eterno. 

É isto que explica a ostentação que o professor faz de ideias filosóficas renovadas de Diderot e de Holbach. Chega quase a ser inverosímil que haja um professor para quem o padre não seja um scelerado.

O ateísmo é aristocrático, dizia Robespierre, lembrando-se de Rousseou; O ateísmo é democrático, exclamam os professores modernos. Qual a causa de tão grande divergência de apreciação? Do facto de a libertinagem estar em moda, entre os grandes senhores (referia-se à nobreza no século XVIII) e da crença e Deus ser unânime no povo. (XVIII). (…/…)

O ateísmo fez-se, pois, democrático, como arma contra os deístas, que, em geral, são aristocratas.

De resto, não ser restringido por nenhuma coisa, não ser limitado no seu poder soberano, é a ideia capital do povo, ou, por outros termos, a ideia capital do democrata, é que o povo não seja restringido nem limitado em seu soberano poder.

Ora, Deus é um limite, Deus é uma prisão!; e assim como o democrata não admite uma constituição secular que o povo não possa destruir e o impeça de fazer leis más, assim como não admite, servindo-se da terminologia de Aristóteles, o Governos das leis, o governo de uma legislação antiga que refreie o povo e o reprima na fabricação quotidiana de decretos; assim também não admite a existência de um Deus que tem os seus mandamentos, a sua legislação,  anterior e superior a todas as leis e a todos os decretos, que limita as veleidades legisladoras do povo, a sua caprichosa omnipotência, numa palavra; LIMITA  A SOBERANIA POPULAR!”

(…/…)

Sem comentários:

Enviar um comentário