terça-feira, 5 de agosto de 2025

VIAGEM MEDIEVAL 1 - SANTA MARIA DA FEIRA

VIAGEM MEDIEVAL 1

Santa Maria da Feira, vive e revive a história, as lutas e conquistas, os confrontos entre poderes e monarcas. O povo, no presente, envolve-se com o passado de tempos ancestrais.

A Viagem Medieval desperta toda a região, desde o castelo até às feiras e tabernas. As mulheres de cântaros à cabeça, vão à fonte onde lavam umas peças e dão à língua. Envolvem-se em discussão, até que um cântaro escaca-se na calça e no meio do barulho, uma dela é atirada à água.
O povo assiste a toda a azáfama. Come-se e bebe-se nas tabernas. A fogaça anda na boca enquanto das muralhas do castelo se exorta às lutas, as conquistas…e os conflitos, corpo a corpo cantam no aço das espadas. Há sangue no chão e corpos caídos.

É a viagem medieval a transportar-nos para tempos distantes de reis, nobres e vassalos.
 Rica e interessante é a história de Santa Maria da Feira.
De grande notabilidade, o seu castelo, é monumento militar português, cujo desempenho e serventia, se situou entre os séculos XI e XVI.
Relevante símbolo de Identidade Nacional, foi em tempos ancestrais, castro de ocupação romana e baluarte contra a ocupação Normandia e Forte Militar na época da reconquista. Foi sede da região militar e grande centro político, que contribuiu para a independência nacional e foi habitação de famílias reais e nobres.

Além da fundação da nacionalidade de 1143, destacam-se os Frades Loios, cujo convento se mostra imponente em santa Maria da Feira.
Este maravilhoso convento surgiu por vontade do 3º Conde da Feira, D. Manuel Pereira, mas foram o seu filho Diogo Forjaz Pereira e esposa D. Ana de Meneses, que assumiram o compromisso e testemunho de devoção a S. João Evangelista.


Sem comentários:

Enviar um comentário

O SEU MIND MOVIE PODE SER O SEU FUTURO!

  CRIE O SEU MIND MOVIE PELO SEU BEM-ESTAR! (Texto compilado – não plagiado) Diz-nos, descreve-nos e ensina-nos, os científicos educad...