EM SÃO MIGUEL O ANJO

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

O DEVER

Visitando as melancólicas ruinas de Pompeia, aponta-se, fora das muralhas, o lugar onde as escavações trouxeram à luz, depois de dezassete séculos, o cadáver de um sentinela romano.
Apareceu junto da guarita, ao lado da porta que dava de rosto ao Vesúvio; apareceu incinerado mas de pé e com a lança segura na mão direita.
Dali ouvira os pavores estrondosos com que a cratera pronunciaba a fúnebre catástrofe; ali sentira debaixo de si abalarem-se com a comoção vulcânica as raízes das montanhas; dali vira surgirem, dilatarem-se, avançarem as tempestades de fogo, rolarem-se precípites. As correntes caudais de lava aproximarem-se até o envolverem, as chuvas de cinza, de enxofre, e de escórias. Mas não arredou pé. Não fugiu, curvou a fronte e ficou, para assombro da posterioridade, com a face voltada ao sítio de onde lentamente viera a colhê-lo de morte.
A medonha destruição da cidade não foi instantânea, como fulminada de raio. Salvaram-se na fuga os moradores, homens, mulheres, crianças, enfermos. Muitos chegaram a recolher e a levar os seus melhores haveres e jóias, que tão poucas foram descobertas pelas pesquisas. Alguns ainda levaram e conduziram animais domésticos. Nem os escravos nem os mesmos desprezíveis escravos, que deram a velar as propriedades desamparadas de seus senhores.
Tudo, por terra e por mar, se escapou e se pôs a bom recato, como evidenciam as exumações naqueles sombrios destroços.
E que é dela a causas por que não fugiu e s deteve aí, diante do horroroso espetáculo e vítima dele, o mísero soldado, aquela solitária sentinela!?
Porquê? Pelo santo princípio do dever, pela lei suprema da honra. Ficou!

Aires de Gouveia – Ensaios do púlpito – Século XIX
Do Livro de Leitura de (Parte II 2º Ano) – 24- VI – 1950
Por José Faria

Sem comentários:

Enviar um comentário