EM SÃO MIGUEL O ANJO

quinta-feira, 30 de junho de 2022

QUEM SABIA JÁ MORREU!

JÁ NINGUÉM SE LEMBRA
QUEM SABIA JÁ MORREU!

Na escola deve estar todo o ser e saber da história da terra e da gente onde se insere.
Para que nos lembremos e saibamos sempre o que à nossa terra diz respeito; para que não se percam nem morram os valores históricos relevantes de uma determinada região, aldeia, freguesia ou concelho, será necessário inseri-los nos programas de português do ensino básico e secundário, de forma didática e educativa.
As crónicas da terra onde se inserem os estabelecimentos de ensino escolar, os contos ou lendas, enquanto narrativas fabulosas carregadas de mistérios, ficção, verdades e mentiras, de reis, rainhas e milagres, fascinarão naturalmente os alunos. Daí a importância de inclusão desta arte literária nas disciplinas de português.
Seria uma forma de travar a perda e o esquecimento desses contos, dessas fábulas e referências das histórias das estórias da terra, para que as novas gerações as possam “saborear”, dando continuação a esses valores culturais e até os enriquecendo com novas criações.
Pois, na escola deve estar todo o ser e saber da história da terra e da gente onde se insere.

José Faria

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