EM SÃO MIGUEL O ANJO

sábado, 6 de fevereiro de 2021

LENDA DO SANTO LENHO DE MOREIRA - MAIA

LENDA DO SANTO LENHO

Moreira da Maia

Reza a história que um fragmento de madeira da cruz em que Jesus foi crucificado, chegou ao lugar de Moreira, das terras da Maia, vindo do Oriente.

Adorado e venerado pelo povo crente ao longo de muitos anos, essa relíquia orientou e motivou religiosamente todo o tipo de milagres pagos com doações, desde o povo mais humilde, aos senhores mais abastados e da nobreza das terras de São Salvador de Moreira.

Um dia, para grande tristeza do povo de Moreira, essa lasca de madeira terá desaparecido. Apesar de todas as diligências e procuras ao longo de vários anos, só em 1510, ainda no reinado de D. Afonso Henriques, é que por milagre o Santo Lenho se mostrou ao prior D. Vasco Annes. Terá este bocado de madeira permanecido oculto durante tantos anos debaixo da pedra de ara do altar-mor onde foi encontrado.

A notícia do achado milagroso correu veloz, levando fé, esperança e muita alegria ao povo crente que acorreu ao Mosteiro de São Salvador de Moreira.

Era então bispo da cidade do Porto, D. Pedro da Costa, que ao saber que foi encontrado o Santo Lenho, mandou que se fizesse um esplêndido relicário, uma cruz de prata dourada encastoada com diversas pedras preciosas, sendo a lasca do Santo Lenho encerrada no centro da cruz, protegida por um vidro de cristal.

Por essa graça de Deus, mandou o bispo que a partir daí se realizassem grandes festas e a de devoção ao Santo Lenho.

As festas e cerimónias religiosas de veneração dedicadas ao fragmento de madeira da cruz de Jesus, no centro do relicário, repercutiram-se em diversas manifestações de fé desde o dia em que foi encontrado. O Dia da Santa Cruz a 3 de maio, e Dia da Exaltação da Santa Cruz a 14 de setembro, data em que se comemora a recuperação da cruz do Império Sassânida. 

Reza ainda a lenda e a história que esta lasca de madeira a que chamam de Santo Lenho, operou muitos milagres, protegendo o povo da freguesia de Moreira e toda a terra maiata, e que, mesmo sendo todas as outras freguesias vizinhas infestadas de víboras, as mesmas não mordiam em Moreira; assim como nunca em Moreira caiu nenhum raio. Também, e porque esta terra sempre esteve protegida pelo Santo Lenho, não sofreu qualquer dano aquando do sismo de 1755. Venerada por todos, a lasca de madeira que dizem ter vindo do Oriente e que é da cruz em que Jesus foi crucificado, sempre favoreceu as culturas e o germinar de boas sementeiras nas terras maiatas de Moreira, sempre que o trabalho e o bom desempenho na agricultura se manifeste.

- Na verdade, muitas terras partilham a mesma lenda. Na freguesia de Grade, Alto Minho, diz-se que "na Veiga da Matança, batalha que opôs Afonso Henriques a seu primo Afonso VII de Leão, foi encontrado uma relíquia sagrada, denominado Santo Lenho, que segundo a fé cristã crê-se que seja um pedaço retirado da Cruz onde Cristo foi crucificado. Esta relíquia encontra-se na freguesia de Grade, na Igreja Matriz, num sacrário com duas portas fechado a sete chaves todas elas diferentes."

SANTO LENHO DA CRUZ DE JESUS

O Santo Lenho é lasca de madeira,
Que dizem ter vindo do Oriente;
É o despertar de outra maneira,
Muito ardilosa, também matreira,
De alimentar a fé ao crente.
 
É quem na oração mantém canseira,
Dedicação ativa e presente;
Todo o cristão dele se abeira,
Com muita entrega e fé derradeira,
A um pouco de pau omnipotente.
 
E da devoção do povo, da gente,
Germina na terra a sementeira;
Até no verão seco e bem quente,
A natureza produz, está presente,
Em todos os prados, qualquer lameira.
 
Energia sagrada do Lenho se sente,
Na pedra de ara há muito guardado;
Ainda faz milagres e cura o doente,
Em quem acredita e nele se tente,
É luz da cruz no altar de Moreira.

02/02/2021

José Faria

Sem comentários:

Enviar um comentário