EM SÃO MIGUEL O ANJO

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

UM BAIRRISMO GLOBALIZANTE

 CONDOMÍNIO GLOBAL

Nasci num concelho da área metropolitana do Porto, rodeado por sete concelhos; Vila do Conde, Trofa, Santo Tirso, Valongo, Gondomar, Porto e Matosinhos.
O Planeta Terra é a nossa única morada

Ora, para ir à praia, tenho que entrar em qualquer um deles, nomeadamente em Vila do Conde, no Porto ou em Matosinhos, já que o mar já não banha a Maia.
Mas já banhou, antes de começar a distribuição das suas terras, aquando as paróquias ou regiões da Maia iam desde a Azurara (Vila do Conde) até Valongo, Foz do Douro, Paranhos, Matosinhos… num total de 67 regiões, muitas das quais deram origem e aumento aos concelhos pelos quais é agora rodeada.
No entanto, hoje mais do que nunca, não é o bairrismo ou o nacionalismo, tantas vezes impingido, que promove a pessoa humana, a protege e a faz feliz; mas sim a detenção e o usufruto de condições indispensáveis ao seu bem-estar social a todos os níveis.
A constante globalização na gestão dos recursos naturais de sobrevivência da humanidade e a interligação política, social e económica entre todos os países, a par das migrações cada vez mais acentuadas no globo, leva-nos a compreender e a aceitar com agrado, que para além do local de residência, todos somos moradores do Planeta Terra e que de certa forma, estamos sujeitos a normas de gestão equivalente a um condomínio global.
Por isso, parece-me irrelevante o local, sitio, freguesia, concelho ou região de residência, já que o progresso e bem-estar de todos esses lugares e dos seus residentes, estão dependentes de uma boa gestão desse global condomínio. - José Faria

2 comentários:

  1. Todos somos filhos do planeta terra onde nascemos, vivemos e morremos. Respeitemos a nossa grande casa. Comente e partilhe. Obrigado, Um abraço cultural.

    ResponderEliminar