EM SÃO MIGUEL O ANJO

quinta-feira, 13 de maio de 2021

O MISTICISMO

PELO MISTICISMO NOS EXTRAÍMOS DAS NOSSAS MAIS ÍNTIMAS
E BIOLÓGICAS NECESSIDADES REAIS DE EXISTÊNCIA

 

- “O Misticismo é a busca da comunhão com uma verdade espiritual que é realizada por meio de experiências diretas ou intuitivas. A origem do termo está nos escritos de Dionísio no século V, o qual foi empregado para definir um tipo de teologia. Esta é a marca para definir um sistema religioso que possui Deus como transcendente. Assim, o Misticismo marca uma relação direta e íntima com Deus ou com a espiritualidade, resultando em uma religião em seu estado mais apurado. Por isso mesmo, o termo é empregado em crenças paralelas à religião principal, como é o caso da Kabala para o judaísmo, do Sufismo para o islamismo e do Gnosticismo para o cristianismo. Os orientais, por sua vez, acham o misticismo redundante.

Misticismo vai além da religião tradicional por permitir uma experiência direta e pessoal com a divindade ou com a espiritualidade em questão. O que fere os dogmas das maiores religiões do mundo, pois elimina a figura do intermediário. A iluminação ou a experiência mítica é o nome dado para o contato direto com a divindade, que é um estado de consciência no qual o indivíduo vislumbra tudo aquilo que está além do plano físico. Porém essa união com o todo só é possível através de uma dedicação espiritual que capacita o ser humano a se livrar das tentações mundanas.”

Como dizia e cantava José Mário Branco, e isto aplica-se aos 3 Fs.

“O faduncho choradinho
de tabernas e salões
semeia só desalento
misticismo e ilusões

canto mole em letra dura
nunca fez revoluções

Se tu cantas a reboque

não vale a pena cantar
se vais à frente demais
bem te podes engasgar
a cantiga só é arma
quando a luta acompanhar.”

Fonte: - https://www.infoescola.com/religiao/misticismo/?fbclid=IwAR2HumVPT0HtGfkas8egvqHsujPpbU3tMvLvn-ewffiou0dwZXB1LeZCJzo

Sem comentários:

Enviar um comentário