EM SÃO MIGUEL O ANJO

terça-feira, 11 de maio de 2021

O SEGREDO - Casa do Alto

O SEGREDO


Velhas ruínas da Casa do Alto - Pedrouços - Maia (Recuperada)


De olhos e pensamento apontados noutra abordagem literária, que abarque realidade e ficção, passeio-me no passado por entre ruínas recuperadas e transformadas no presente.
Só a compilação e interação de muitas histórias, rascunhos, apontamentos e do conhecimento de recordações acumuladas, possibilitarão a criação de um novo trabalho literário historicamente romanceado.


Quando na história local residem contos e o “diz-se que”, “aconteceu antigamente que”, sem explicações nem respostas concretas às questões fundamentais que se colocam para o entendimento desses “ditos”; a curiosidade vai ao encontro do mito, da ficção e da realidade, obrigando o escritor a ser ainda mais inspetor e criador.
Das ruínas da Mansão da Colina carregadas de mistério, que se transformaram, recuperadas em Casa do Alto, se vão soltando do pensamento, fragmentos de lembranças da história do tempo e de vidas ali vividas, que se vão intercalando nas verdades e mentiras de criação e ficção num trabalho literário que anseia nascer.

José Faria

 

Sem comentários:

Enviar um comentário