EM SÃO MIGUEL O ANJO

quarta-feira, 15 de julho de 2020

A PORTA DA TRAIÇÃO

D. AFONSO HENRIQUES E O LIDADOR

O Lidador ou a Lenda da Porta da Traição
Já há cerca de dois meses que se mantinha o cerco do exército português à fortaleza de Óbidos, então dominada pelos mouros.
Um dia, D. Afonso Henriques e Gonçalo Mendes da Maia, o Lidador, decidiram que o ataque seria realizado na madrugada do dia seguinte.
Dormia o Lidador tranquilamente, quando uma mulher o acordou a pedir-lhe que a levasse à tenda do rei de Portugal, pois tinha algo muito importante para lhe comunicar.
Junto do rei, a jovem que vivia no castelo dos mouros, mas que não sabia se era ou não moura por não ter conhecido os seus pais, revelou o seu sonho que há três noites vinha tendo. No sonho, aparecia-lhe um homem novo e de olhar penetrante que lhe pedia para transmitir uma mensagem ao rei de Portugal: "o rei deveria reunir os soldados e comandá-los num ataque surpresa na parte fronteiriça do castelo, enquanto o Lidador se deveria dirigir com dez homens às traseiras onde a jovem donzela abriria iria abrir uma porta para os deixar entrar".
O homem do sonho prometia Óbidos aos cristãos e a salvação à jovem donzela.
Ora apesar de alguma hesitação do Lidador, D. Afonso Henriques decidiu cumprir o sonho da jovem.
Assim, na manhã seguinte, Óbidos foi conquistada conforme o sonho da misteriosa jovem que desapareceu e nunca mais foi vista.
A porta que franqueou a entrada dos cristãos ficou para sempre conhecida como a Porta da Traição.

Fonte: - https://www.infopedia.pt/$o-lidador-ou-a-lenda-da-porta-da-…

Sem comentários:

Enviar um comentário