EM SÃO MIGUEL O ANJO

quinta-feira, 16 de julho de 2020

SANTO ANTÓNIO E O BEBÉ

A PALAVRA DO BEBÉ QUE SE PÔS EM PÉ
Lenda de Santo António.
Aquando da publicação aqui sobre o milagre de Santo António entre Folgosa e Silva Escura, sobre o lavrador ,que levava uma pipa de vinho no carro de bois, encontrei outra lenda deste santo, também muito interessante e que só agora partilho sem saber de autor ou de localidade, porque na maioria as lendas não têm localidade mas apena:
"REZA A LENDA".
Reza a lenda que certo dia Santo António passou por uma pequena cidade onde havia uma rapariga muito jovem que tinha casado com um homem muito mais velho do que ela. Ora aconteceu que a rapariga teve um filho. O homem, devido à sua idade, desconfiou de que o menino fosse seu filho, por isso se revoltou e zangou, passando a tratar mal e a insultar a jovem mulher que passava os dias a chorar. Segundo a lenda, Santo António passou pela casa onde vivia o casal desentendido e, ouvindo o choro da mãe, entrou e foi ver o que se passava. A rapariga contou-lhe tudo sobre a desconfiança e os maus tratos do marido.
Então Santo António prometeu ajudá-la dizendo que voltaria no dia seguinte e recomendou-lhe que, durante a noite, deitasse o menino sua cama, no meio deles, dormindo, assim, com o pai de um lado e a mãe do outro. Pois seria a própria criança a dizer quem era o pai. – Disse-lhe Santo António. Muito admirada e agradecida, mas incrédula, pois o menino só tinha um mês, fez tudo como o santo lhe havia recomendado. No dia seguinte, Santo António voltou à casa e dirigiu-se ao bebé dizendo-lhe: Levanta-te e aponta com o dedo e diz quem é o teu pai!... A criança levantou-se e apontando na direção do homem, chamando-lhe: Pai!
Perante o milagre o homem acreditou que era, na verdade, o pai da criança. O santo recomendou ao homem que fosse fiel a sua mulher e a seu filho, pois a verdade.
Lendas do nosso povo.

Sem comentários:

Enviar um comentário