EM SÃO MIGUEL O ANJO

quarta-feira, 15 de julho de 2020

POR TERRAS DE BARCA



De novo a divulgação de locais maiatos aprazíveis naturais, históricos e religiosos, digno de visita, contemplação e do conhecimento da sua história.
As capelas, a sua história e os espaços envolventes, são ambientes reconfortantes e cheios de magia e de energia que brota dos nossos antepassados até ao presente.
Esse foi mais um agradável sentimento usufruído durante as minhas pedaladas que me levaram ao Monte de Santa Cruz na freguesia da Barca, do concelho da Maia.

Tal como consta do Site https://www.cm-maia.pt/pages/1295 da Câmara Municipal da Maia, -“O Monte de Santa Cruz é um lugar bastante edificado de raiz antiga. A sua ascensão inicia-se do lado poente da encosta na Capela do Calvário até ao alto do monte pela Avenida Senhor Santa Cruz. A Capela de Santa Cruz (1693), localiza-se já do lado nascente, na meia encosta (110m), numa cota inferior à rua, sendo que se acede a esta por uma escadaria descendente a partir da rua. Está envolvida por um adro pavimentado a micro cubo de granito com alinhamentos de Plátanos e enquadrada por um espaço relvado pontuado de árvores de porte considerável (Fraxinus angustifolia, Pinus, Acácia). O lado nascente do recinto abre sobre a paisagem envolvente, sobre áreas agrícolas e florestais e sobre a malha habitacional. A Sul da capela, e adossada a ela, encontra-se uma Estação do Calvário.
O Monte de Santa Cruz constitui um local de culto e romaria popular. Durante as festas do Senhor dos Passos promove-se a Procissão do Encontro entre a Capela de Nossa Senhora do Encontro e a capela de Santa Cruz. (…/…)
O Calvário é composto por seis capelas, situadas em ambiente periurbano, em destaque: 1 - Capela da Oração no Horto, a primeira do calvário, próxima da igreja matriz e inscrita em plataforma de cota mais elevada, à qual se acede através de escadas a E. e S.; 2 - Capela da Prisão de Jesus, em planície, à face da estrada, tendo a O. edifícios de habitação e a E. campos agrícolas; 3 - Capela da Flagelação de Jesus, em destaque no sopé do Monte de Santa Cruz em elevação relativamente à cota da rua; 4 - Capela da Coroação de Espinhos, em outeiro, assente em soco, adossada a N. por muro. 5 - Capela da Condenação de Jesus, situada na plataforma mais elevada do Monte de Santa Cruz, isolada em destaque; 6 - Capela da Crucificação, sexta e última das capelas do Calvário, adossada à fachada S. da Capela do Senhor de Santa Cruz.
As capelas apresentam a mesma estrutura: planta quadrada, com coincidência entre o interior e o exterior, massa simples, cobertura de três águas rebocadas. Fachadas principais em granito aparente, com vão em arco de volta perfeita formando frontão interrompido por cartela com elementos decorativos; ladeiam-no dois plintos quadrangulares, encimados por elemento terminal em fogaréu (Capela de Oração no Horto) ou pinha (Capelas da Prisão de Jesus, da flagelação, da coroação e condenação).” (…/…)
Não me foi possível ainda por aqui encontrar uma lenda, o que possivelmente me levará a enriquecer o pouquinho do que de lenda se pode chamar, nos procedimentos de aquando da procissão, em que o Senhor dos Passos se veste de roxo, enquanto o Senhor da Santa Cruz, de vermelho. No fim da procissão ambos recolhes às "arrecuas", porque, segundo reza a lenda, se assim não for, o povo da freguesia vizinha de Vermoim podem vir 'roubá-lo'.
 Esta tradição tem origem no tempo em que Barca ainda não era freguesia e pertencia a Vermoim.”
Por José Faria

Sem comentários:

Enviar um comentário